domingo, 17 de julho de 2011

Amamentação e cólicas em lactentes


Por Kátia Dantas

A cólica no lactente é definida como uma irritabilidade, agitação ou choro que persiste por três horas por dia, mais de três dias na semana em pelo menos três semanas em crianças saudáveis. Esse problema geralmente surge na segunda semana de vida intensificando entre a quarta e a sexta semana e gradativamente alivia.



A ocorrência da cólica infantil parece variar entre os diferentes estudos desenvolvidos, e o excesso de choro associado a esse problema é uma das reclamações mais comuns entre as mães de crianças de 0 a 4 meses de vida. Com relação a etiologia das cólicas, vários fatores foram sugeridos: imaturidade intestinal, alergia à proteína do leite de vaca, condições emocionais maternas, além do temperamento do lactente e a ingestão materna de alimentos flatulentos. Outros alimentos como chocolate, amendoim, café, refrigerante, frutas cítricas são contra-indicados durante a amamentação por serem considerados responsáveis pelas cólicas do lactente.

Estudos mostram que o pico da freqüência de cólicas era mais precoce em crianças com aleitamento artificial (duas semanas de vida) do que nas amamentadas (seis semanas de vida). Em experiências clínicas pode-se observar que as cólicas infantis em crianças amamentadas exclusivamente ao peito podiam estar relacionadas a ingestão de leite de vaca pela mãe.

Sabe-se que quando existe predisposição genética para quadros alérgicos de um determinado componente do alimento, o lactente pode ser sensibilizado precocemente caso a mãe inclua em sua dieta alimentos que o contenham. A passagem de beta-lactuglobulina, presente no leite de vaca que a mãe ingere, já foi detectada no leite materno e responsabilizada pelo quadro clínico de alergia em lactentes amamentados exclusivamente ao peito. A suspensão de leite de vaca e seus derivados da dieta materna eliminou os sintomas.

O esvaziamento completo da mama durante a amamentação, possibilita que o bebê receba o leite posterior e, em consequência, menos lactose, melhorando os sintomas das cólicas.


Referencias:

ACCIOLY, E.;SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em obstetrícia e pediatria. Guanabara Koogan, 2ª Ed.Rio de Janeiro, 2009.

VITOLO, M.R. Nutrição da gestação ao envelhecimento. Ed Rubio. Rio de Janeiro, 2008.

SAAVEDRA, M.A.L. et al. Incidência de cólica no lactente e fatores associados: um estudo de coorte. Jornal de Pediatria, Vol. 79, Nº2. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v79n2/v79n2a05.pdf. Acesso em julho de 2011.

Murahovsch, J. Cólicas do lactente. Jornal de Pediatria, Vol. 79, Nº2. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v79n2/v79n2a01.pdf. Acesso em julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário